In Ni Educa

#Ni Educa: Teatro/Expressão Dramática no pré-escolar?

Oláá sweeties,
Mais uma publicação sobre educação, desta vez, não é uma atividade. No primeiro semestre da minha licenciatura, a minha turma construiu um blog para discussão de algumas temáticas educativas. Resolvi repescar algumas dessas e trazer-vos para saber qual a vossa opinião. Este foi um dos artigos que eu construi :) se quiserem visitar o blog da turma, acedam aqui.

Ni educa
Algumas escolas, hoje em dia, reservam um dia ou um momento, para dedicar exclusivamente a expressão dramática. PARAR DE PENSAR SÓ NA PEÇA DE FINAL DE ANO!

Sentam-se em roda e debatem temas como: o rosto humano, as várias expressões da cara, como revelam pelo rosto a felicidade, tristeza. Pode-se também associar o que os faz feliz e porquê? Logo aí, está fortemente ativo o desenvolvimento das três áreas de conteúdos: área de expressão e comunicação, área de formação pessoal e social e área de conhecimento do mundo.

O educador pode pedir à criança que imite uma situação ou que cante uma canção e faça algumas expressões, chamadas por ela de «caretas». O famoso jogo de mímica torna-se fundamental para o trabalho de representação de certa figura ou animal no centro da roda, tentando que a restante turma adivinhe.

10 motivos para incluir o teatro na educação infantil:
  1. Aumenta autoestima
  2. Melhora a timidez
  3. Aprimora habilidade de relacionar-se com os outros
  4. Faz com que a criança se conheça mais
  5. Desenvolve consciência corporal e coordenação motora
  6. Ensina a trabalhar em grupo
  7. Desenvolve habilidades cognitivas como memória e raciocínio
  8. Expande o repertório cultural
  9. Melhora desempenho escolar
  10. Propicia o fazer poético
Assim como este artigo referiu, e já abordámos na nossa unidade curricular de expressão dramática, eu acho muito importante o teatro e a expressão no currículo e alongada até mais tarde. É um importante meio de auto e hétero conhecimento, bem como, nos auxilia a libertar sentimentos menos bons e condensar os necessários.

Qual a vossa perspetiva acerca disto?
Espero que tenham gostado e achado interessante!

Related Articles

0 doces comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.