In Dicas da Ni Ni Educa

#Ni educa: dia da mãe

Olá sweeties,
Ni educa
Mais uma aula de atividade e desta vez, fui eu em conjunto com uma colega, que desenvolvermos. Apesar de ainda estarmos distantes da data, resolvemos abordar o dia da mãe.


A docente pediu-nos também que, abrangesse a faixa etária dos 1-3 anos. Assim, concentrámo-nos nos 3 anos e, arranjámos forma de adaptar ao máximo a nossa ideia. Fizemos uma planificação inicial e facultámos a toda a turma, que vou deixar de seguida.


“A mãe é” e “Caixinha surpresa”
Para grupo de 3 anosPara a presente turma
DescriçãoA atividade tem início com a turma sentada em roda, fazendo a educadora a contextualização do dia da mãe. É pedido a cada criança que descreva a sua mãe e o que gosta de fazer com ela.De seguida, é apresentada a caixinha “surpresa” que será feita na parte plástica, bem como, os materiais para que o grupo possa tocar. À mesa, é entregue um rolo a cada criança para que esta o decore livremente, explorando os vários materiais e técnicas (pintar, colar, rasgar…).
A caixinha servirá para colocar um prenda de menos dimensão que, poderá ser realizada também em contexto de sala.
Será apenas realizada a parte plástica.Cada elemento terá um rolo para decorar com tecidos, papéis, botões, a seu gosto.
ObjetivosNa roda: ser capaz de esperar pela sua vez de falar, ouvir os colegas. Ser capaz de descrever a sua mãe, caracterizando-a. Estímulo da memória.Na plástica: introduzir novos materiais e aliciar o gosto do seu toque e manuseamento. Desenvolvimento da criatividade.Aprendizagem de uma nova atividade que poderá ser aplicada num futuro profissional.
MateriaisRolos de papel higiénico comerciais, tintas, tecidos, papéis (musgami, celofane, brilhante, autocolante), botões, lã, tesouras (com ajuda das responsáveis) e cola.Rolos de papel higiénico normais, tecidos, papéis (musgami, celofane, brilhante, autocolante), botões, lã, tesouras e cola.
Duração30 minutos20 minutos

Eu adorei fazer a atividade, acho que a turma, quanto a trabalhos manuais, é muito recetiva a novas ideias e muito criativa. Espero que vos inspire um pouco mais meninas.

20150414_10241020150414_10243820150414_102459
IMG_20150414_104152

Related Articles

0 doces comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.